Vanderléa Cardoso é uma fotógrafa autorretratista, poeta e pesquisadora de arte itabaianense. Graduou-se em 2011 em Artes Visuais pela Universidade Federal de Sergipe e é mestra em Cinema e Narrativas Sociais pela mesma instituição. É integrante do Grupo de Pesquisa Corpo e Política em pesquisas interdisciplinares, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental de Sergipe e participa do grupo Mulheres da Imagem Sergipe (MIS) nos GTS de Curadoria de Pesquisas e Estudos.
Em 2010 ficou em terceiro lugar na VI Mostra Experimental de Artes Visuais da UFS, na categoria Fotografia. A partir de 2011 começou a atuar como curadora de arte, mediadora, gestora e produtora cultural em instituições como a Funcap/SE e o Sesc Sergipe.
Em 2020, Vanderléa foi autora da exposição fotográfica “Mulheres Comerciárias”. No mesmo ano, participou da 8ª edição da revista de literatura "Pequiá”, com a publicação de poemas e fotografias autorais. Antes destas exposições, em 2008, a fotógrafa itabaianense foi a responsável pela apresentação também fotográfica “A Realidade de 1 para 2”. Além das próprias fotos, Vanderléa participa do cenário fotográfico sergipano por meio da realização de eventos, congressos, exposições e feiras com foco na fotografia, como o Ciclo de Fotografia - Teoria, técnica e poética realizado em 2012.
Em 2023, realizou estágio docente na disciplina de fotografia para Audiovisual I, na Universidade Federal de Sergipe, pelo Departamento de Comunicação Social.
Aracaju/SE, 2011
Juazeiro/CE
Pirambu/SE
The Baggios, São Cristóvão/SE, 2012