Renata Voss

Nascimento: Maceió, AlagoasCampos de atuação: Fotografias de objetos, paisagens; processos experimentais em fotografia.Site oficial: renatavoss.com/
Foto: Site da Escola de Belas Artes - UFBA
<João Daniel AlvesMartins>

Renata Voss Chagas é doutora em Artes Visuais e docente na Escola de Belas Artes da UFBA. Iniciou na fotografia em 1999, como um hobby, antes de entrar no curso de Publicidade (2001). Através do aprendizado com filme fotográfico, sempre pensou na estética das imagens, suas cores ou tons de cinza e quais processos envolvia para chegar a determinados resultados. Em 2004 teve o primeiro contato com os processos históricos de revelação e isso direcionou a pesquisa que desenvolve hoje.


Graduada em publicidade, sentiu a necessidade de uma especialização na área de ensino superior, visando atuar como docente. Foi atrás de fazer especialização em artes visuais e após isso seguiu para o mestrado e doutorado, ambos na UFBA, nesta área também. Paralelo a isso, buscava participar de cursos livres sobre diversos assuntos e técnicas relacionados às artes visuais, fotografia e comunicação.


Tem interesse por processos históricos e experimentais em fotografia investigando suas distintas materialidades e suas implicações na criação artística contemporânea, em especial trabalhos de Joan Fontcuberta, Cássio Vasconcellos, Rosângela Rennó, Michael Wesely, Cris Bierrenbach, Miguel Chikaoka. Desenvolve trabalhos que estabelecem relações entre fotografia, tempo, movimento e memória. Publicou os livros de fotografia “O Cortejo” (2019) e “Ruir” (2017).


Iniciou trabalhando com fotografia para publicidade, sobretudo, fotografia para gastronomia. Atua realizando retratos, fotos de paisagem, produtos, shows, teatro, dança. Com o curso de mestrado e doutorado, dedicou o estudo dos processos criativos em fotografia, direcionando para as artes visuais. Com estudos voltados para as distintas materialidades da fotografia e seus processos químicos e digitais para realização dos trabalhos através da cianotipia, marrom van dyke, antotipia, platina/paládio, papel salgado, revelação em raio-x, cromos, dentre outros.


Entre 2004 e 2010 dirigiu um estúdio fotográfico realizando fotografias de objetos, paisagens, cenas, retratos e reprodução de obras de arte. Trabalhou na equipe de execução de concursos públicos junto ao Núcleo Executivo de Processos Seletivos da Universidade Federal de Alagoas (COPEVE-UFAL). É Doutora em Artes Visuais (2017, PPGAV-UFBA) com pesquisa voltada para os processos experimentais em fotografia, é membro do Grupo de Pesquisa Arte Híbrida (CNPq). É Mestre em Artes Visuais (PPGAV-UFBA). Coordena o Programa de Extensão Ciclo de Fotografia. Foi contemplada pelo Edital UFBA/Proext PaexDoc, nos anos de 2016, 2018, 2020 e 2021; Edital Pibiartes em 2016 e 2021; Edital Permanecer (PROAE), em 2015 e 2018. Foi tutora de projetos PIBIEXA (2016). Coordena o evento Panorama Belas Artes, que agrega experiências de ensino, pesquisa e extensão de docentes da Escola de Belas Artes. Coordenou o projeto pesquisa “A materialidade da imagem e os processos artísticos contemporâneos”, contemplado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) através da Chamada Universal MCTI/CNPq N 01/2016.

Principais trabalhos

Autorretrato para dias de dor

Autorretrato para dias de dor, fotografia em película preto e branco revelada com paracetamol e antidepressivo, 2019

Artifício

Da série "Artifício", panorama em movimento, 2015

Torre de Equilíbrio

Fotografia, 2018

Velada

Transferência de imagem fotográfica sobre lençol de algodão, 2020

Fontes de pesquisa