Luís Matheus Brito

Nascimento: 1994, Aracaju-SECampos de atuação: Fotografia contemporânea Instagram: luismatheusbrito_
Foto: John Soares
<André Alcântara>

Luís Matheus Brito nasceu em outubro de 1994, em Aracaju. É escritora e fotógrafa.

Formada em Comunicação Social/ Habilitação em Jornalismo pela UFS (Universidade Federal de Sergipe), conclui o mestrado em Estudos Literários pela mesma instituição em 2023.

O contato com editoração e fotografia se ampliou quando foi monitora das disciplinas de fotojornalismo e planejamento visual do Departamento de Comunicação Social (DCOS/UFS). Hoje, desenvolve uma prática de trabalho híbrida, a partir da qual realiza experimentos, sobretudo, com a escrita, a fotografia e o livro.

Publicou, entre outras coisas, o fotolivro digital “Sempre Quis Ser Maria” (2019), que é fruto do trabalho de conclusão de curso em Comunicação Social, sob a orientação da professora Greice Schneider. É cofundadora do coletivo editorial blague, no qual atuou como editora entre 2020 e 2022.

Participou de exposições coletivas e individuais em lugares como o DCOS (São Cristóvão, SE), a Doca (Aracaju, SE), a antiga galeria do Sesc Sergipe (Aracaju, SE), o Sesc 24 de Maio (São Paulo, SP) e a UFPA (Universidade Federal do Pará — campus Belém).

<atualizado em 08/11/2022>

Principais trabalhos

Hora de dançar com a verdade

Poço Redondo (SE), 2019

Hora de dançar com a verdade

Poço Redondo (SE), 2019

Sempre Quis Ser Maria

Aracaju (SE), 2018

Sempre Quis Ser Maria

Aracaju (SE), 2018

Fontes de pesquisa