Moema Costa

Nascimento: 1983, Aracaju, SergipeCampos de atuação: Fotografia Documental, Fotografia Participativa e Vídeo Participativo
Foto: Moema Costa
<James Santos>

Moema Costa Nascimento nasceu no dia 1 de dezembro de 1983, na cidade de Aracaju-Se. Para a fotógrafa, o ambiente familiar foi fundamental para introduzi-la no mundo das artes, e o ambiente acadêmico foi necessário para apresentá-la para a fotografia. Foi no curso de Rádio Tevê da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que Moema descobriu as diversas possibilidades artísticas que uma câmera poderia oferecer, “Eu podia gerar imagens, mais do que registros” relembra moema.

No período de 2012 e 2013 Moema começou a produzir um ensaio fotográfico voltado para uma comunidade indígena, do estado de Roraima, chamada “Raimundão”. Em 2014, os índios, da VIII aldeia multiétnica do município de Alto Paraíso em Goiás, foram os novos personagens das suas fotos.

Moema Costa Já perpassou por diversos tipos e estilos fotográficos, a exemplo do still, dentro do teatro e posteriormente do cinema, das fotografias de bandas musicais, dos projetos ambientais e culturais e da fotografia participativa. Em 2021, seu trabalho está focado na produção de vídeos participativos.

Diante de tantos projetos alguns merecem ser destacados, como o ensaio fotográfico para a "Coutto orchestra", banda instrumental do estado de Sergipe, a interferência manual na fotografia com os bordados e o trabalho de bioconstrução e permacultura na comunidade indígena de roraima chamada "Raimundão".

Principais trabalhos

"Coutto orchestra"

Capa do álbum da banda instrumental "Coutto Orchestra", Aracaju/SE, 2012

VIII Aldeia multiétnica

Parte do ensaio fotográfico na comunidade indígena VIII Aldeia Multiétnica , Alto Paraíso/GO, 2014

Olho

Parte do acervo pessoal da fotógrafa

Fotografia em bordado

Projeto experimental de fotografia impressa em tecido