Nailson Moura

Nascimento:1962, SergipeCampos de atuação: fotojornalismo, fotografia documentalSite oficial: https://nailsonmoura.com.br/
Foto: Priscila Brandão
<Keven Santos>

Os primeiros passos da carreira profissional se iniciaram com estudos no Colégio Agrícola, em São Cristóvão, através de um curso de técnico. Após a conclusão, passou a morar em Aracaju e em abril de 2008, viajou para São Paulo, onde comprou uma câmera simples e se inscreveu em um curso de fotografia voltado para técnica, fotojornalismo e fotografia documental. Teve influencia de fotógrafos como: Araquém Alcântara, Sebastião Salgado, Tadeu Vilani, Steve McCurry e Josep Koudelka.


Suas principais inspirações são Evandro Teixeira e João Roberto Ripper. Dessa forma, em 2011, realizou a exposição "Raízes", produzida por Nailson e voltada para retratos que lembrassem a própria infância no sertão. Em seguida, outros projetos foram concretizados, como "Emblemático Sertão" em 2013 e "Brotando das Mãos", que surgiu em uma viagem para a Ilha de São Pedro destinada à pesquisa sobre a cultura indígena. A parceria de sucesso com Antônio da Cruz, resultou no livro Crônicas de Ateliê. Já o projeto "Bloco da Lama de Gararu" proporcionou a chegada de Nailson a etapa final do Concurso Leica-Fotografe.


Nailson tem prioridade aos registros documentais, mas realiza produção sob encomenda para revistas, coberturas turísticas, instituições culturais, decoração de interiores e ensaios fotográficos eventuais. Atou como jurado em concursos e marcou presença no Salão de Fotografia Álvaro Santos, assim como o Festival de Fotografia de Laranjeiras, avaliando trabalhos com temáticas específicas. Possui um site para destacar os produtos preparados nas categorias Digitais, Fine Art, e Livros impressos. Quanto ao planejamento para o futuro, há um grande projeto em desenvolvimento desde abril de 2022, em parceria com uma Organização internacional. Além disso, está previsto para 2023 o lançamento do livro voltado para a comemoração dos quinze anos de carreira fotográfica de Nailson.

Principais trabalhos

Crônicas do Ateliê

2013

Bloco da Lama

2013

Brotando das Mãos

2022

Ser Tão Sertanejo

2022

Fontes de pesquisa