Nailson Moura
Os primeiros passos da carreira profissional se iniciaram com estudos no Colégio Agrícola, em São Cristóvão, através de um curso de técnico. Após a conclusão, passou a morar em Aracaju e em abril de 2008, viajou para São Paulo, onde comprou uma câmera simples e se inscreveu em um curso de fotografia voltado para técnica, fotojornalismo e fotografia documental. Teve influencia de fotógrafos como: Araquém Alcântara, Sebastião Salgado, Tadeu Vilani, Steve McCurry e Josep Koudelka.
Suas principais inspirações são Evandro Teixeira e João Roberto Ripper. Dessa forma, em 2011, realizou a exposição "Raízes", produzida por Nailson e voltada para retratos que lembrassem a própria infância no sertão. Em seguida, outros projetos foram concretizados, como "Emblemático Sertão" em 2013 e "Brotando das Mãos", que surgiu em uma viagem para a Ilha de São Pedro destinada à pesquisa sobre a cultura indígena. A parceria de sucesso com Antônio da Cruz, resultou no livro Crônicas de Ateliê. Já o projeto "Bloco da Lama de Gararu" proporcionou a chegada de Nailson a etapa final do Concurso Leica-Fotografe.
Nailson tem prioridade aos registros documentais, mas realiza produção sob encomenda para revistas, coberturas turísticas, instituições culturais, decoração de interiores e ensaios fotográficos eventuais. Atou como jurado em concursos e marcou presença no Salão de Fotografia Álvaro Santos, assim como o Festival de Fotografia de Laranjeiras, avaliando trabalhos com temáticas específicas. Possui um site para destacar os produtos preparados nas categorias Digitais, Fine Art, e Livros impressos. Quanto ao planejamento para o futuro, há um grande projeto em desenvolvimento desde abril de 2022, em parceria com uma Organização internacional. Além disso, está previsto para 2023 o lançamento do livro voltado para a comemoração dos quinze anos de carreira fotográfica de Nailson.
Principais trabalhos
Crônicas do Ateliê
2013
Bloco da Lama
2013
Brotando das Mãos
2022
Ser Tão Sertanejo
2022
Fontes de pesquisa
https://nailsonmoura.com.br/sobre-mim/
https://nailsonmoura.46graus.com/
https://www.instagram.com/nailsonmourafotografias/
https://www.facebook.com/nailsonomoura
https://www.fotografemelhor.com.br/materias/dos-olhos-para-as-maos/
Revista Cumbuca N°8 – O Homem, a Terra e a Luta Pela Imagem, 2014
Entrevista com Nailson Moura realizada via telefone em 02/09/2022.