Márcio Garcez
Márcio José Garcez Vieira, mais conhecido como Márcio Garcez, nasceu em Aracaju, Sergipe (Brasil) em 14 de setembro de 1970. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Sergipe, e possui 30 anos de experiência profissional. Foi presidente da Associação Sergipana dos Amigos da Fotografia, onde realizou a VI Semana Sergipana da Fotografia, em 1997. Vencedor do IV Expocom na categoria fotografia artística com o trabalho ‘Ruídos’. Marcio é ex-diretor de Comunicação e Eventos da Associação Profissional dos Repórteres Fotográficos de Sergipe e atualmente é membro da comissão de Fiscalização e registro do Sindicato dos Jornalistas de Sergipe, também desenvolve trabalhos para assessorias de comunicação nas áreas privada, política e pública. Atua também em diversos tipos de eventos e desenvolve trabalhos autorais sem estilo definido.
Em outubro de 2014, participou do ‘Brasilianisches Kulturfestival Wien’ (Festival de Cultura do Brasil em Viena), com a exposição e lançamento do catálogo “Manifestações Culturais Sergipanas”. Participou também, no mesmo mês, do ‘Salon International D’Art Contemporain’ (Salão Internacional de Arte Contemporânea), no Carrousel du Louvre em Paris, onde recebeu um diploma de honra do Salão. Em 2016, a convite da Diocese de Viena (Áustria), levou a mostra “Manifestações Culturais Sergipanas”.
Suas principais obras são: “Lambe-Sujo X Caboclinhos”, “Barco de Fogo” e “Senhor dos Passos em Todos os Passos”. O que todas tem em comum é que são costumes, eventos e tradições que acontecem no interior do estado de Sergipe.
Márcio pontua que o seu trabalho sempre teve uma vertente cultural popular, uma riqueza nossa, que ele considera órfã de divulgação além das fronteiras sergipanas. Garcez pretende que a cultura sergipana seja conhecida em outro contexto. Ele busca retratar a celebração de cores, sons e sabores das tradições que analisa como as mais impressionantes do Nordeste Brasileiro.
Principais trabalhos
Barco de fogo
Estância (SE), 2013
Lambe Sujo X Caboclinho
Laranjeiras (SE)
Fontes de pesquisa
Fotos do “Barco de Fogo” retiradas do facebook. Disponível em: https://www.facebook.com/barcodefogopormarciogarcez
Fotos do “Lambe-Sujo X Caboclinhos”, entrevista e conteúdo retiradas do portal da Infonet. Disponível em: https://infonet.com.br/noticias/cultura/marcio-garcez-expoe-trabalhos-em-porto-alegre/