Janaína Vasconcelos

Nascimento: 1991, SergipeCampos de atuação: Fotografia experimental Site oficial: https://www.behance.net/janasvasconcelos?locale=pt_BR| Instagram: @disfalq
Foto: Janaína Vasconcelos 
<Túlio de Araujo>

Graduada em Audiovisual pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Janaína Vasconcelos é uma artista visual que investiga fotografia expandida e poéticas visuais desde 2012. Participou do grupo de pesquisa em poéticas visuais e revelações em suportes alternativos, por meios de investigações laboratoriais (LAPA-UFS) em 2012. Foi monitora pelo laboratório de fotografia FOTO UFS, na Universidade Federal de Sergipe de 2013 a 2015. 

Participou como monitora e facilitadora de workshops de fotografia e composição do olhar no InComunicações 2013, e foi palestrante do mini curso sobre processos de criação na Semana Acadêmica (Semac) de 2014, evento realizado pelo departamento de Comunicação Social da UFS. Realiza trabalhos “freelancers” e oferece cursos livres de fotografia desde 2013. Durante esse período, atuou como fotógrafa colaboradora na performance Moinhos de Pedras realizada pelo Coletivo EVOLUINDO, bem como na performance e experimento InCarnar realizado pelo Coletivo Axonial. Como diretora de fotografia, participou das produções dos documentários O Muro é o Meio (2013), e O Corpo é Meu (2014). 

Em novembro de 2014 realizou a exposição “Performance da Dor”, no Sesc Sergipe. No ano seguinte foi selecionada a participar do ciclo nacional Sesc Confluências. Participou da primeira edição da mostra FAVS em 2015. Foi colaboradora convidada da produção e publicação do “Experimento Um: Livro Experimental em Cianotipia”, promovida pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, no período de fevereiro de 2016 a fevereiro de 2017. De 2017 à 2019 foi professora substituta dos cursos de Cinema e Publicidade na Universidade Federal de Sergipe.


Principais trabalhos

CIDADES

Aracaju (SE), 2015

Moinhos de Pedra - Coletivo Evoluindo

2015

Experimento Incarnar - Coletivo Axonial

2015

Enquadros e traços - Centro da cidade

Aracaju (SE), 2015

Fontes de pesquisa