A Enciclopédia Viva da Fotografia Sergipana reúne em um só espaço alguns dos principais nomes que compõem o cenário da fotografia sergipana, em diversos âmbitos. Cada verbete é composto por uma breve biografia da personalidade, seus principais trabalhos e links para os sites oficiais. O objetivo é servir como ponto de encontro da cena da fotografia sergipana e ponto de partida para o acesso aos trabalhos novos e antigos.
Por ser uma enciclopédia viva, trata-se de um projeto permanentemente em construção e, por definição, incompleto. Os verbetes incluem personagens envolvidos na fotografia do estado, gente que fotografou Sergipe em algum momento da carreira, artistas visuais, pesquisadores, educadores e coletivos.
O projeto surgiu como resultado de uma atividade coletiva realizada na disciplina Tópicos Especiais em Fotojornalismo, do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Sergipe. Os verbetes são escritos por discentes da disciplina e atualizados periodicamente, a cada nova edição. O site é atualizado a partir de sugestões de verbetes oriundas de discentes, docentes e da comunidade da fotografia. A cada período, novos verbetes são adicionados e outros são atualizados.
O projeto conta com o apoio do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (LAVINT/PPGCOM/UFS), grupo de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe.
A equipe está aberta para correções e atualizações dos verbetes e trabalhos através do e-mail gschneider@academico.ufs.br
Coordenação: Greice Schneider
Revisão 2022: Fernanda Spínola, Lilian Dias, Mylena Duarte, Sofia Gunes, Vinícius Aciole;
Revisão 2024: Eduardo Brito, Gabrielle Lima, Josielly Amaro, Sarah Lima, Rossella Cecília;